Bom dia, passado

Acordei de um sonho horrível que não vou detalhar. Era um recado do meu corpo para meu cérebro. Um personagem desconhecido, médico ou terapeuta, me dava conselhos sobre o que eu preciso fazer de diferente na vida. E tinha razão, esteja eu dormindo ou acordada: é hora de ouvir o corpo. Nem ele está contente comigo.

Tomei nota.

*

Poucos anos atrás um primo professor de Educação Física adiantou a aposentadoria porque agora exigem que as crianças aprendam teoria do esporte. Em vez de levar os hormônios em ebulição para as quadras jogar vôlei, futebol, basquete, sei lá por que diabos, os alunos são obrigados a copiar regras dessas modalidades de apostilas para os cadernos. Não há grana para as bolas, para manter as quadras, sei lá. Lembrei disso durante as Olimpíadas.

*

Era para eu ter vindo aqui antes, muito antes. Que paradoxo: inventa moda com o blog dos blogs e não consegue escrever em seu próprio. Muito trabalho, Olimpíadas,  rotina mais pesada que o normal. E livros. A série “A Amiga Genial” de Elena Ferrante me sequestrou e eu não consigo mais sair de Nápoles nas horas vagas. Bem, não é desculpa, mas eu quis contar. Feliz porque estou lendo em inglês (obrigada, Mari), mas por isso mesmo, lendo bem devagarinho.

*

A cada dia me espanto com a péssima qualidade de escrita em geral. Recebo textos de gente de todos os níveis de escolaridade e das mais diversas profissões e isso fica claro: apesar das redes sociais e tudo, o desconforto com a palavra escrita é gritante, é enorme a incapacidade de escrever coisas simples.  Acho isso tão triste. E nem estou sendo grammar nazi, é sobre se fazer entender, mesmo.

*

Captura de Tela 2016-08-25 às 19.43.50

Mr. Lopes está no Timor Leste, dando aulas de filosofia. Um mês fora, já quase acabando – semana que vem estará de volta. É como se tivesse viajado para o interior do Paraná no começo do século passado. E no entanto tem gente lá estudando filosofia. Sem televisão, os alunos viram o Usain Bolt ganhar a prova dos 10 metros porque eu gravei e mandei pra ele no whats; ele baixou e mostrou para a sala.

*

É estranha demais a diferença de 12 horas. Na minha cabeça, sou o Pernalonga que cava um buraco e sai do outro lado do mundo. Conversamos rapidamente pelo what’app, sempre em torno das oito da manhã aqui e oito da noite lá, ou vice-versa. Estamos de ponta-cabeça. E mais esquisito ainda ele voltar um dia no tempo, na volta.

*

A vida dele está muito mais interessante que a minha. Passou um mês praticamente sozinho no prédio de alojamento de um seminário; hoje, quando acordou, encontrou 50 mulheres uniformizadas em roupas típicas que vão passar por um curso de liderança feminina.  Se eu não fosse horrível em dar presentes, daria um curso de fotografia para aperfeiçoar o que me parece mais que um hobby, um talento.

Captura de Tela 2016-08-25 às 19.41.56

*

Em tetum, a língua de fato do Timor, não existe ser nem estar.

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Bom dia, passado

  1. que bom te ler. Dá vontade de comentar tópico por tópico, como você consegue transformar assuntos todos em potenciais diálogos e, ao mesmo tempo, em círculos perfeitos e belos. Mas como uma tentativa de boa educação na sala de estar alheia, vou apenas dizer que fiqui aqui pensando como deve ser diferente a relação consigo mesmo e com o tempo, quando os verbos ser e estar não existem (um e outro, um ou outro) ou quando são intercambiáveis.

  2. Bom dia, presente!

    De nada. Desculpa. Foi em ingles.

    Obrigada. Eu nem sei como me equilibrar aqui sabendo que nao — existe ( verbos) ser nem estar — em Tetum.

    Nao se sinta pressionada para escrever e talz. Por mais que eu queira que voce faca post todos os dias. Eu ja tive sonhos onde voce editava meus post! Eh o supra sumo de um ego que nao se quebra. Eu escrevo blah blah blah — imagine posts para serem editados.

Oi!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s